Escolha uma Página

Uma dúvida comum para iniciantes: por onde começar?

Em se tratando de tecnologia da informação e telecomunicações, esta não é uma pergunta simples de responder. Na verdade, não possui uma resposta imediata. Isso porque muitas vezes planejamos um caminho e no decorrer da estrada acabamos mudando, e você perceberá que isto é muito natural na carreira. O mercado não é estático e estas mudanças são necessárias para que nos mantenhamos competitivos e bem posicionados.

Na área de pré-vendas é comum a busca por conhecimento em determinadas plataformas, soluções ou ferramentas. Não há dúvidas sobre a necessidade de tornar-se especialista em algo que se deseja apresentar e “pré-vender”. No entanto, é importante empenhar atenção em alguns pontos:

  • Fundamentos: procure aprender os fundamentos nos quais a solução se baseia; por exemplo, se você está estudando para ser especialista em firewalls de nova geração (NGFW) procure solidificar bem os conceitos que permeiam a tecnologia, como redes IP
  • Recicle e reuse: aproveite o que outros fizeram antes de você em termos de organização e esquematização para estudos. Dependendo do tipo de solução, podem existir muitos manuais, guias, apresentações, certificações e até mesmo livros sobre o tema; busque por roteiros que possam ajudar e economizar tempo
  • Tenha um mentor: ter alguém que possa lhe orientar para evitar que se cometam erros e também oferecer dicas e atalhos certamente será muito valioso
  • Crie seu método: com o tempo você perceberá o que funciona melhor em termos de estudos, e isto dependerá muito do seu momento e do tipo de tecnologia com a qual estará trabalhando, mas se criar um método é bem provável que funcione bem para quando você mudar de área.

Também é imporante criar o hábito de ler – diariamente – sobre as tendências em sua área de atuação. O profissional de pré-vendas precisa estar sempre atualizado e pronto para conversar com clientes, parceiros e pares sobre o que há de mais recente. Isto mostrará maturidade e lhe ajudará a construir conhecimento em torno das tecnologias com as quais lida diariamente. Na prática, isto fará com que você seja uma pessoa interessante, com que as pessoas sempre se interessarão em conversar e saber a opinião, ou seja, você se tornará uma referência em sua área e um formador de opinião.