Em termos de tecnologia, quando falamos de tempo as medidas costumam diferentes, tudo é mais acelerado. Quando iniciei meus estudos em Ciência da Computação, na primeira metade da década de 1990, a computação pessoal já caminhava a passos largos, os computadores nas empresas e a Internet já eram uma realidade. Nesta época, a jornada profissional era um pouco mais “quadrada” e previsível, ou seja, o caminho padrão era iniciar um estágio no decorrer da faculdade, e geralmente aquela seria a porta para ser efetivado ou a ponte para um emprego em outra empresa.
Este caminho existe e ainda é bastante trilhado, no entanto, atualmente, muitos sequer passam por uma faculdade, optando por empreender, abrindo seus próprios negócios ou tornando-se sócios de um. Neste texto falaremos sobre o caminho tradicional, por assim dizer.
Acredito que o conceito da antecipação, como em muitas outras áreas das nossas vidas, se aplique muito bem aqui. Quero dizer, o quanto antes você buscar algo, melhor; ainda que este algo esteja lhe causando dúvidas (talvez não seja bem aquilo que você está mais inclinado a fazer ou algo do seu gosto), pois este será seu ponto de partida e lhe impulsionará para seus próximos passos.
Como já comentei em outro post neste blog, em se tratando de tecnologia da informação e telecomunicações, existe uma variedade enorme de áreas, sendo perfeitamente compreensível não conseguir fazer a escolha certeira, mesmo porque é bem saudável fazer várias coisas dentro da área (tema para outro post). No entanto, quando estamos dando os primeiros passos existem algumas “grandes áreas” que nos são normalmente apresentadas por professores/instrutores ou colegas próximos, que nos influenciam fortemente. Seria interessante incluir alguns dados aqui, mas acredito que traria mais confusão do que ajuda, pois o mercado de tecnologia é muito influenciável por tendências de momento.
A título de exemplo, vamos falar de programação de computadores. Fiz uma pesquisa recente e notei que as linguagens mais populares tendem a ser adotadas de acordo com
- Funcionalidades que a fazem mais adequadas para um (ou mais de um) determinado tipo de tarefa, como tratamento de dados
- Facilidade de uso
- Demanda de mercado.
Sendo assim, para quem está começando e quer uma colocação mais rápida, a tendência é escolher algo que o mercado está demandando. No entanto, é preciso também avaliar como a escolha impactará sua carreira no médio/longo prazo. Sendo assim, pensar nesta trilha como uma construção é uma estratégia mais acertada. No cenário de programação, pense como uma habilidade que você poderá utilizá-la como seu foco central de carreira ou se é algo que poderá servir como diferencial em outra área de atuação. Por exemplo, na área de pré-vendas, ao trabalhar com soluções de segurança da informação, apesar de não ser mandatório é bem interessante já ter tido uma experiência anterior com programação, isto te dará uma visão mais aprofundada da solução, além de possibilitar que você faça – quando possível – customizações no produto que dependam de código, como scripts e integrações via APis (Application Programming Interfaces).
Não se preocupe com os termos técnicos agora, o importante é você ter a noção de quais movimentos serão interessantes no decorrer da sua carreira. Posso dizer com boas chances de acertar que daqui a 20 anos você não estará atuando exatamente no que pensou hoje, mas as habilidades que você obteve neste período certamente lhe ajudarão em muitos aspectos a alcançar voos mais altos e maiores chances de sucesso em sua carreira.
Por fim, pensando em seu primeiro emprego o mais importante é a oportunidade de adquirir conhecimento, novas habilidades e aumentar seu networking. Aliás, este é um dos principais pilares em se tratando de empregabilidade (também tema para outro post). Tão logo consiga uma vaga, seja de estágio, aprendiz ou um cargo “júnior”, aproveite para aprender, envolva-se, dedique-se e entregue resultados. Nada resiste a resultados. Seus primeiros empregos (ou atividades profissionais, remuneradas ou não) marcarão o que virá adiante em sua carreira.